PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ENTRADA PARA A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

Luiz Martins Júnior, Clara Inês de Campos Lopes, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins

Resumo


Nesse artigo apresenta-se o relato da experiência de tornar-se professor, vivenciada na Educação Básica, no ano de 2019, especificamente com 21 crianças do 3⁰ ano do Ensino Fundamental, vivenciado na Residência Pedagógica de Geografia numa universidade catarinense. A partir do objetivo de articular os aspectos teórico-práticos da formação profissional, foram propostas oficinas pedagógicas abordando a alfabetização cartográfica e o conceito de lugar, considerando as inquietações pertinentes ao ensino de Geografia Escolar nessa etapa de escolaridade e ainda levando em conta as particularidades e as expectativas das crianças acerca do lugar onde vivem, convivem e aprendem. Consideramos que a experiência vivenciada na residência pedagógica, no percurso formativo dos/as licenciandos/as em Geografia, foi fundamental para a prática da docência, contribuiu para aproximar a universidade da educação básica e potencializou as aprendizagens voltadas para o exercício profissional.

Palavras-chave


GEOGRAFIA, PRÁTICA.

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