A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS TERESINA CENTRAL

Laudenides Pontes dos Santos, Gabriel Santos de Sá, Sarah Raquel de Sampaio Barbosa

Resumo


Este artigo tem como tema a inserção da educação ambiental nos cursos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.  Tem como objetivo geral analisar como se desenvolve a educação ambiental na formação dos alunos dos referidos cursos, por meio dos currículos destes, da prática dos professores e do entendimento dos alunos sobre meio ambiente. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica sobre o tema; pesquisa documental, a partir da análise dos currículos dos cursos; e pesquisa de campo, mediante a aplicação de questionários com os professores e alunos dos cursos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores dos cursos técnicos integrados em mecânica, informática e administração do Campus Teresina Central. Como resultados, verificou-se que se trata a educação ambiental em sala como tema transversal, o que se deve também à ausência de disciplinas específicas para o tema. Constatou-se, ainda, que os alunos reconhecem a importância de estudar o meio ambiente, embora ainda não se reconheçam como sujeitos integrantes e responsáveis por esse meio. Verificou-se, inclusive, que esses discentes identificam os problemas ambientais presentes em sua cidade e desejam aprender mais sobre eles. Conclui-se que é preciso procurar meios para aprimorar o ensino dessas questões para que cada vez mais sejam formados cidadãos conscientes de seu papel na preservação ambiental.  

Palavras-chave


Educação ambiental. Ensino médio. Meio ambiente.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________