ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS NO GÊNERO CHARGE: ANÁLISES DE LD´S DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Allan Andrade Linhares

Resumo


O livro didático de português é o norteador do professor para trabalhar em sala de aula, ou seja, o professor deve ir além dos encaminhamentos proposto nos livros didáticos para analisar discursos dinâmicos. Nessa linha de pensamento, pensamos nas semioses presentes nos questionários propostos.  A charge é um gênero textual multissemiótico, com argumentos imprescindíveis, carregado de críticas atuais, tema de relevância: politica e social com veiculação constante. Os interlocutores são persuadidos, ideologicamente, influenciados pelos chargistas. Na medida em que, o gênero transmite a multimodalidade discursiva, ajuda a deflagrar sentidos de diferentes formas. Portanto, nos é dado a responder o principal questionamento: As estratégias de encaminhamentos das atividades propostas dos livros didáticos do primeiro ano do ensino médio priorizam a multimodalidade no gênero textual charge? Com a pretensão de responder a essa questão, objetivamos analisar, em duas coleções didáticas de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio, se os exercícios propostos para a análise das charges permitem aos alunos refletirem sobre as estratégias multimodais presentes nesse gênero. Para tanto, dialogamos com Cavalcanti (2008); Romualdo (2000), a partir dos quais trataremos das estratégias multimodais na charge. Apresentamos breves noções sobre multimodalidade discursiva a partir de Dionísio (2005); Kress, Van Leeuwen (1996). Metodologicamente, analisamos os encaminhamentos propostos para trabalhar o gênero charge em dois livros didáticos do 1º ano do Ensino Médio. As análises das atividades propostas nas duas coleções didáticas evidenciam que não são exploradas as estratégias multimodais presentes na charge, fato que não contribui para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.


Palavras-chave


livro didático de português; Gêneros textuais; Multimodalidade; Charge.

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