PROJETO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Simone Cabral Marinho dos Santos, Maria Luzaní Viana Alves, Maria Simara Souza Queiroz

Resumo


A leitura é um instrumento de aprendizado, de encantamento, da criatividade e da imaginação, uma prática intensa, e fazê-la uma prática cotidiana em sala de aula é um grande desafio para o professor. Partindo desse pressuposto, esse artigo tem como objetivo apresentar o relato de experiência do projeto de leitura “O prazer de ler” desenvolvido em uma escola pública, no ano de 2017, envolvendo alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Esse relato foi elaborado como produto da disciplina “Práticas Pedagógicas Programadas II”, ministrada no curso de Pedagogia, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). No contexto escolar, o projeto foi desenvolvido por meio da produção textual, contação, recontação e encenação dos personagens das histórias, desenvolvendo a criatividade, interesse, desenvoltura e participação de alunos e alunas. Nessa experiência de leitura, as atividades realizadas proporcionaram resultado na aprendizagem cognitiva e criativa do aluno, criando possibilidades para o gosto pela leitura.

 


Palavras-chave


Leitura; Literatura; Escola

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________