EFEITO RETROATIVO E EXAME DE ALTA RELEVÂNCIA SOB A ÓTICA DE DISCENTES

Denise Maia Pereira Laurindo

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar possíveis efeitos retroativos de um exame de alta relevância a partir de estudos envolvendo literatura na área, discentes e suas concepções em relação às provas da primeira e segunda etapas do processo seletivo de acesso à educação superior de uma universidade pública. Para tanto, o fundamento teórico foi constituído por autores como Alderson e Wall (1993), Bachman (1995), Bailey (1996), Hughes (1992), Scaramucci (1999; 2011) e Shohamy (1993; 2001). A abordagem da pesquisa qualitativa foi utilizada na análise da pesquisa. Os resultados mostram que, dentre outros fatos, a ocorrência de algumas das hipóteses citados por Alderson e Wall (1993) quando os autores descrevem inclusive a mais geral, do efeito retroativo, como: um teste influenciará o ensino, a aprendizagem, o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem; assim como o modelo proposto por Bailey (1996) se faz presente.

Palavras-chave


Exame de alta relevância; Efeito Retroativo; Ótica discente

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