ATIVIDADE DE CAMPO NO ENSINO DE GEODIVERSIDADE NO PARQUE NACIONAL DE SETE CIDADES, PIAUÍ

Francisco Wellington de Araujo Sousa, Italo José Pereira Sobral, Kamila Ferreira da Silva Carneiro

Resumo


Objetivou-se com o presente trabalho discorrer sobre atividades realizadas em campo enquanto metodologia para o ensino da geodiversidade do Parque Nacional Sete Cidades, Piauí, destacando o potencial didático dos geossítios da referida unidade de conservação. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica, por meio de consultas em livros, artigos e websites de alguns órgãos oficiais, técnicas de geoprocessamento para confecção do mapa de localização e a realização de atividade de campo, para um maior conhecimento do objeto de estudo, a partir do preenchimento de fichas observação. Conclui-se que a observação e análise da diversidade de feições geológicas e geomorfológicas existentes no Parque Nacional de Sete Cidades configuram-se como elementos de suma importância para o ensino e a aprendizagem de conceitos que versam sobre a geodiversidade, visando também o entendimento da relação com fatores bióticos (fauna e flora) da região. Portanto, o trabalho de campo mostra-se como uma ferramenta indispensável no desenvolvimento do conhecimento sobre a geodiversidade, pois auxilia na fixação da relação do que se aprende em sala de aula com a prática, ao analisar o ambiente de forma integrada.

Palavras-chave


Unidade de Conservação; Geopatrimônio; Geoconservação

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