EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS DO ACOLHIMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL ACRE, NA CIDADE DE PORTO GRANDE, AMAPÁ

Tereza Alice de Sousa Pinheiro, Marilene Alves Martins

Resumo


Conforme estabelecido na política educacional do Brasil, desde a década de 1990 tem havido muitas discussões sobre os desafios e dificuldades dos alunos com deficiência. O presente estudo tem por finalidade analisar as inseguranças do professor a fim de considerar a inclusão de alunos com deficiência na sala de aula. Para o desenvolvimento do presente trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo. A investigação foi realizada com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Acre, situada na cidade de Porto Grande – Amapá. A coleta de dados foi feita através de questionários aplicados aos professores que se encaixavam no perfil da amostra. Participaram desta pesquisa vinte professores que lecionam no ensino fundamental I. Concluímos que sem o apoio especial para fornecer orientação e assistência aos professores, as crianças com deficiência não podem ser incluídas de fato no ensino regular.


Palavras-chave


Educação; Ensino; Formação de professores

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