A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Francisco Jean da Silva Araújo

Resumo


Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do processo educacional, tendo em vista os desafios inerentes à prática docente no ensino superior. Nesse contexto, o professor assume uma posição importante, posto que é o mediador desse processo. Destarte, este artigo discute, precipuamente, os desafios enfrentados por esses profissionais no cotidiano de sua prática. Os procedimentos de investigação basearam-se na pesquisa bibliográfica, que se realizou por meio de consultas em livros, artigos científicos e textos que abordam a questão da prática docente. Construiu-se o texto tomando como base uma problemática delineada pelos seguintes questionamentos: o que é ser professor no Brasil, na atualidade? A realidade social brasileira na qual se insere favorece a valorização desse profissional? Quais os desafios enfrentados pelo profissional docente? Nesse sentido, verificou-se que são muitos os desafios enfrentados pelos professores no exercício da prática docente, os quais perpassam a própria formação, em busca da construção de uma identidade, mas também são reflexo das precárias condições de trabalho e desvalorização profissional dessa categoria.


Palavras-chave


educação; prática docente; perspectiva; desafios.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________