INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tereza Maria de Oliveira Costa, Jusselino Vieira do Nascimento

Resumo


Com uma abordagem descritiva e de base documental, este trabalho visa analisar as atividades de interpretação de textos em um livro didático de Língua Portuguesa para compreender se elas são desenvolvidas em uma perspectiva interacionista da linguagem. Também visa analisar se as atividades atendem às habilidades curriculares indicadas pela BNCC. E, ainda, se elas são realizadas de forma objetiva e explícita no texto. O estudo embasou-se teoricamente em Marcuschi (2008, 2001) abordando tipos de perguntas em interpretações, além de outros autores; Koch e Elias (2008) sobre leitura interacionista; e na BNCC (2018) para embasar as habilidades de leitura. O corpus foi composto pelo livro didático, Geração Alpha de Língua Portuguesa para o nono ano do fundamental II, de autoria de Everaldo Nogueira, Greta Marchetti e Mirella L. Cleto. Também considerou-se como corpus, as respostas de um questionário online com a participação de professoras que atuam na rede pública de Teresina-PI. Os resultados mostraram que as atividades de interpretação de texto apresentam questões de formas variadas; possibilitam a reflexão do leitor e atendem ao que é proposto nas diretrizes BNCC. Com esse trabalho esperamos contribuir com um olhar atuante para o livro didático, material base na educação.


Palavras-chave


Leitura; Ensino; Livro didático

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