USO DA ARTE SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE ARTE COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
Resumo
Este artigo trata de pesquisa realizada na Escola Municipal Dom Paulo Libório localizada no Cristovinho, zona rural do município de Picos – Piauí, com o objetivo de analisar até que ponto o trabalho com arte sustentável, desenvolvido em aulas de arte das turmas do 4a e 5o anos do ensino fundamental, contribui para a inclusão social dos alunos participantes. A pesquisa segue as seguintes etapas: aplicação de questionários para a construção do perfil socioeconômico dos alunos; elaboração e aplicação de projeto piloto de arte sustentável com esses alunos; realização de entrevistas com os alunos participantes do projeto. A pesquisa se fundamenta em fontes variadas, como Brasil (1997); Cunha (2007); Eça (2010);Kemmis (1987); Martins e Picosque e Guerra (1998); e Souza (2010). Os resultados registram a almejada inclusão social, uma vez que os estudantes aprenderam a reaproveitar o lixo, trabalhando com arte sustentável na disciplina Artes e assimilaram conceitos de arte, arte sustentável, sustentabilidade, meio ambiente e inclusão social.
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