POSSIBILIDADES E LIMITES DA INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL ENQUANTO DISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Ana Patrícia Matos Barão e Silva, Cleânia de Sales Silva

Resumo


Considerando a obrigatoriedade da educação musical enquanto disciplina nas escolas públicas de todos os níveis da Educação Básica, determinada pela Lei nº 11.769/2008, a presente pesquisa tratou-se de um estudo de campo que teve como objetivo analisar as possibilidades e os limites da Educação Musical enquanto disciplina nas escolas municipais de Ensino Fundamental em Picos-PI. Os dados foram colhidos através de entrevistas semi-dirigidas nos meses de maio e junho de 2013, com 08 (oito) professores de Ensino Fundamental. A análise desses dados foi realizada com base nos seguintes teóricos: Baumer (2009), Costa (2013), Dalben (1991), Freire (2002),Loureiro (2003), Savianni (2000), entre outros. Pode-se verificar que as condições necessárias para a inclusão da música como disciplina ainda dependem de muita coisa – mais especificamente de incentivos tanto das secretarias de educação municipal e estadual, dando condições ao professor de se qualificar, quanto através de cursos de capacitação na área de música e disponibilização de equipamentos, instrumentos e recursos que a educação musical exige. Acredita-se que o estudo realizado pode propiciar o redimensionamento do papel da música na escola e ainda semear ideias de como buscar as condições necessárias para que ela possa vir a ter um valor significativo no processo de educação escolar.

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