TEORIA DA ATIVIDADE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES PARA COMPREENDER O REFLEXO CONSCIENTE DOS PROFESSORES DE RONDÔNIA ACERCA DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO

Eliéte Zanelato, Antônio Carlos Maciel, Márcia Ângela Patrícia, Maria Auxiliadora Máximo, Rute Moreira Braga

Resumo


O presente artigo configura-se em uma possibilidade de compreender a formação que incide sobre o reflexo consciente da realidade pela qual professores que atuam no ensino, no Estado de Rondônia, estão envoltos. Tal compressão apoia-se na Teoria da Atividade. Utiliza-se como referência em primeiro lugar Leontiev, o precursor da teoria e ainda algumas contribuições de Rubinstein, um de seus sucessores. Buscamos subsídios na formação ontológica do ser social para compreender a formação da consciência do ser humano. O trabalho e a linguagem se constituem em elementos importantes no processo de tomada de consciência da realidade e permanecem como síntese das inúmeras relações sociais nas quais as pessoas estão inseridas. Com essa base analisa-se a síntese descrita por professores com formação no Magistério (Ensino Médio) que participaram do processo seletivo visando o acesso à graduação de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Busca-se identificar o reflexo consciente que tais professores fazem acerca da importância da formação em Pedagogia. As categorias de análise são: o reflexo consciente, a regularização indutora e a regularização executora. Percebe-se elevados valores atribuídos ao curso de Pedagogia, demasiada atribuição de culpa pela baixa qualidade na educação e recorrência a parentescos e amor às crianças, a Deus e aos meios de comunicação em massa, além da falta de preocupação e utilização dos conhecimentos mais elaborados.

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