O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA POR MEIO DO TEATRO DO OPRIMIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA CAROLINA DO NORTE
Resumo
Este trabalho analisa experiências no ensino de literatura brasileira realizadas com alunos estadunidenses da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (UNC-CH). Ao utilizarmos um método teatral baseado no Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, pretendemos criar uma relação ideológica entre os alunos americanos e não só a literatura brasileira, mas o contexto brasileiro, de forma a lidar mais eficientemente com algumas questões apresentadas em nossa literatura e que concernem diretamente textos de autoria feminina, em especial textos escritos na segunda metade do século passado. Aqui se propõe uma avaliação de exercícios a partir da leitura de “I love my husband”, de Nélida Piñon, “Menina de vermelho a caminho da lua”, de Marina Colasanti, e “A hora da estrela”, de Clarice Lispector.
Palavras-chave: Literatura Brasileira. Teatro do Oprimido. Educação.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
__________________________________________________________________