A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR / UFPI

Fhernanda de Araújo Silva, Maria da Glória Duarte Ferro

Resumo


O contato com a leitura literária desde o início da escolarização é muito oportuno para convidar o pequeno leitor a participar de um processo interativo de leitura e escrita visto que as crianças nessa faixa etária necessitam ser despertadas para uma aprendizagem mais lúdica e prazerosa. Assim, desde a escola de educação infantil o aluno deve adquirir a habilidade de leitura, afinal a criança que entra em contato com as obras literárias mais cedo, tem uma compreensão maior de si mesma, do outro e do mundo e terá mais capacidade de desenvolver o seu potencial criativo. Face ao papel desempenhado pela leitura literária no processo de formação de leitores críticos e criativos, o presente estudo teve como propósito examinar a visão de professores - estudantes do curso de Pedagogia do PARFOR / UFPI sobre a contribuição do texto literário na formação integral dos futuros leitores, fundamentando-se nos trabalhos de autores como Abramovich (2006), Coelho (2000), Cosson (2006), Freire (1984), Lajolo (1993), Minayo (2007), Zilberman (1988), dentre outros que também questionam a temática investigada e que defendem o uso da leitura literária como recurso mediador no trabalho dos educadores e na formação de novos leitores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________