O ESTUDO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CELESTINO FILHO NA CIDADE DE CONCEIÇÃO DO CANINDÉ-PI, NOS ÚLTIMOS 15 ANOS
Resumo
Este artigo apresenta uma análise do conteúdo programático da História Indígena nas aulas de História na Escola Celestino Filho, em Conceição do Canindé e busca, com isso, analisar os instrumentos/ferramentas didático-pedagógicas utilizado pelos professores quando estes tratam do processo identitário e cultural indígena na sala de aula do Ensino Médio a partir da lei 11.645/2008, visto que, levar-se-á a refletir a inserção do índio como agente participativo e indagador no contexto histórico brasileiro, já que sabe-se que a partir da lei supracitada é que foi inserido no curriculum comum da educação brasileira o ensino indígena, sendo que em livros didáticos essa historicidade normalmente só era verificada sobre uma única vertente, sem que os educadores tivessem a preocupação em levar o aluno a refletir sobre tais povos, os quais se sabe que estes, deixaram um legado preciosíssimo na formação identitária da nação brasileira. Este artigo, ainda leva a uma reflexão sobre a própria historicidade da educação brasileira a qual se deu início no âmbito colegial a partir da educação jesuítica tendo como protagonistas os povos indígenas. E como metodologia utilizou-se pesquisa bibliográfica com uma profunda análise de livros e artigos, bem como uma pesquisa de campo com entrevista e aplicação de questionário.
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