A FORMAÇÃO DOCENTE NO PARFOR: DO SENTIDO/SIGINIFICADO À LEGITMAÇÃO

Nara Eunice Nörnberg

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o sentido/significado que professoras/acadêmicas conferem ao curso Pedagogia PARFOR, ofertado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A investigação ocorreu dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Aferramenta escolhida para coletar os dados foi o fórum. A análise das repostas/postagens possibilitou perceber que as professoras/acadêmicas buscaram a qualificação e teorização de sua prática docente, que vai além da titulação pela titulação, querem sim a legitimação, mas querem também o que a ela subjaz, que é o conhecimento sistematizado. Este movimento provoca o estreitamento do diálogo entre universidade e escola, bem como alterações no papel do professor formador que precisa considerar a ambivalência da formação inicial que neste caso é também continuada. Exigindo assim deste professor o desenvolvimento de intencionalidades pedagógicas que possibilitem as professoras/acadêmicas situar-se no contexto educativo, estabelecendo articulações com a prática docente, além de refletir sobre suas experiências, (re)construindo saberes e conhecimentos sobre o cotidiano escolar.


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