ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Sabemos que os textos ocupam um lugar central nas aulas de História e que a leitura e a interpretação dos mesmos são condições essenciais para a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Entretanto, na prática pedagógica de muitos professores, ainda observamos dificuldades em realizar um ensino de leitura realmente significativo, em que o sujeito leitor precisa compreender e identificar a importância e a função de um determinado texto, aprender a destacar e a selecionar as informações importantes, o que está nas entrelinhas, a relacionar o texto lido com outros textos, aprender a ler com o objetivo de aprender, de memorizar. Considerando que essas são estratégias importantes para a compreensão dos textos e facilitam a aprendizagem dos conteúdos, o presente artigo tem como objetivo analisar como se desenvolve o processo de leitura e interpretação de textos nas aulas de história do 6º ano, do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Deputado Júlio Monteles, em Santana do Maranhão - Ma.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
__________________________________________________________________