EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE ESCOLAR MACHADO DE ASSIS – TIMON/MA

Maria do Socorro Costa Guimarães, Rosana Evangelista da Cruz

Resumo


No contexto atual existe um processo acelerado de transformações nas políticas educacionais e nas práticas educativas. Entre avanços e retrocessos, existe uma perspectiva de luta para a implementação da educação “democrática e libertadora”, nos termos defendidos por Paulo Freire em suas obras sobre educação e sobre o direito à educação de jovens e adultos excluídos dos sistemas educacionais (ARANHA, 1996).No entanto, em que pese o reconhecimento do processo de expansão da oferta educacional e da existência de mudanças visando à melhoria da qualidade da escola pública, a evasão escolar se apresenta como uma problemática que vem desafiando muitas escolas brasileiras. O fenômeno evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) se apresenta revestido de maior delicadeza e dificuldade, isto porque pode ser determinante para o não retorno ao sistema daqueles que já foram anteriormente excluídos do ensino regular.

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