OS DESAFIOS GERENCIAIS DA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM SURDEZ

Raimunda Ferreira Paiva Neta, Lusimar Maria da Silva, Luzânia da Silva Leite, Maria Jânia Rodrigues dos Santos, Jairo de Carvalho Guimarães

Resumo


Ao se discutir sobre a educação em sua dimensão básica, sabendo que ela é alicerce de uma vida social promotora da cidadania, dignidade e autonomia do sujeito que se forma, observa-se que na relação ensino-aprendizagem há constantes dubiedades a respeito das formas utilizadas para se promover as relações que permeiam o conhecimento. Os desafios são cada vez mais realistas e constituem o escopo do espaço e do tempo escolares em sua integralidade, notadamente quando se busca meios para solucionar os conflitos que emergem dos problemas relacionados à inclusão de pessoas com surdez neste espaço. Nesta perspectiva, o estudo teve como objetivo descrever quais ferramentas são utilizadas pelos gestores educacionais com vistas a melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem do educando surdo, identificando que medidas operacionais são utilizadas pela gestão, apontando que novas medidas poderiam ser implementadas visando a ampliar o acesso e à permanência do educando surdo na escola. A abordagem possui caráter qualitativo, tem natureza descritiva e recorre à técnica do Estudo de Caso realizado com três gestores de instituições da rede de ensino (municipal, estadual e federal) do município de Floriano. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e entrevista. A análise dos resultados possibilitou constatar que os gestores das instituições pesquisadas atribuem o fracasso escolar dos discentes surdos ao sistema de ensino, bem como a falta de estrutura e qualificação profissional. Assim, todo indivíduo deve ser visto não pela diferença que a sua deficiência lhe impõe, mas por suas especificidades, dificuldades e potencialidades.


Palavras-chave


Educação Básica; Discentes surdos; Gestão; Desempenho.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________