OS DESAFIOS GERENCIAIS DA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM SURDEZ
Resumo
Ao se discutir sobre a educação em sua dimensão básica, sabendo que ela é alicerce de uma vida social promotora da cidadania, dignidade e autonomia do sujeito que se forma, observa-se que na relação ensino-aprendizagem há constantes dubiedades a respeito das formas utilizadas para se promover as relações que permeiam o conhecimento. Os desafios são cada vez mais realistas e constituem o escopo do espaço e do tempo escolares em sua integralidade, notadamente quando se busca meios para solucionar os conflitos que emergem dos problemas relacionados à inclusão de pessoas com surdez neste espaço. Nesta perspectiva, o estudo teve como objetivo descrever quais ferramentas são utilizadas pelos gestores educacionais com vistas a melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem do educando surdo, identificando que medidas operacionais são utilizadas pela gestão, apontando que novas medidas poderiam ser implementadas visando a ampliar o acesso e à permanência do educando surdo na escola. A abordagem possui caráter qualitativo, tem natureza descritiva e recorre à técnica do Estudo de Caso realizado com três gestores de instituições da rede de ensino (municipal, estadual e federal) do município de Floriano. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e entrevista. A análise dos resultados possibilitou constatar que os gestores das instituições pesquisadas atribuem o fracasso escolar dos discentes surdos ao sistema de ensino, bem como a falta de estrutura e qualificação profissional. Assim, todo indivíduo deve ser visto não pela diferença que a sua deficiência lhe impõe, mas por suas especificidades, dificuldades e potencialidades.
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