UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE UNIÃO/PI
Resumo
A discussão acerca da qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas é antiga, assim como é o cenário da educação no Brasil. Com isso, objetivou-se nesta pesquisa investigar diferenças entre o ensino de Educação Física em escolas públicas e privadas da zona urbana da cidade de União/PI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário com perguntas abertas como instrumento de coleta de dados, sendo três professores de Educação Física que atuam ou já atuaram concomitantemente na escola pública e na privada. A análise foi feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Diante da análise dos dados constatou-se que, segundo os professores pesquisados, há diferença do ensino entre a escola pública e privada, estando essas diferenças relacionadas à 1- Efetivação das metodologias desejadas pelo professor, onde ressaltam a deficiência na parte física e de material didático, e a não inclusão nos planejamentos escolares na escola pública; 2-Aplicação dos conteúdos pedagógicos da Educação Física, sendo que alguns conteúdos se limitam apenas a teoria, na escola pública, ou se limitam a aplicação de conteúdos relacionados aos jogos pré-desportivos e os desportos, ficando os outros conteúdos desprezados. 3-Infraestrutura e material didático para o ensino de Educação Física, tendo à rede privada, estrutura física e material didático mais apropriado e completo que a escola pública. Conclui-se que o professor da escola pública, enfrenta mais desafios para o ensino da Educação Física em relação ao da escola privada, e que mesmo diante destas dificuldades continua buscando métodos alternativos para desenvolver suas atividades com qualidade.
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