SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM ESTUDO VOLTADO PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM SURDEZ

Maria Zilma Ribeiro de Carvalho, Melisse Pessoa Araújo Meireles

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de Identificar como se dá o atendimento educacional especializado no processo de inclusão do aluno com surdez. Por isso achou-se de suma importância fazer uma pesquisa de campo na Unidade Escolar Manoel Ribeiro, na cidade de Ipiranga do Piauí. Sabe-se que a Educação é um direito de todos e dever da família e do estado. Sendo assim, é necessário o desenvolvimento de políticas educacionais que garantam aos educandos iguais condições de acesso a educação de qualidade, cabendo ao estado capacitar os profissionais de educação, tornando-os aptos a receberem esta clientela de forma adequada. Foi realizada também uma pesquisa de campo do tipo exploratória com um universo de um aluno surdo ocorrida através de entrevistas pré-estabelecida. Os resultados obtidos demonstraram que as Salas de Recursos Multifuncionais para o surdo contribuíram para o processo ensino aprendizagem dele, se tornando um grande avanço, pois antes dele frequentar a Sala de Recursos para ter um atendimento especializado, ele ficava muito alheio em sala de aula, pois foi somente depois desse atendimento que ele despertou o gosto pela Libras e tudo foi se modificando para melhoria do seu conhecimento. Contudo, ainda existem pontos a serem melhorados como a ampliação da sala de AEE, recursos didáticos para trabalhar as deficiências. Apesar das limitações, diante do quadro atual da maioria das escolas públicas brasileiras é de se ressaltar o avanço que a Unidade de ensino pesquisada vem obtendo em níveis de acessibilidade e inclusão.


Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado; Educação Especial;Inclusão;Surdez.

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