DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO DISCENTE SURDO

Jairo de Carvalho Guimarães, Luzânia da Silva Leite

Resumo


Ao tratar da inclusão dos discentes surdos nas Escolas Técnicas Federais de Ensino, muito se fala sobre o acesso e permanência em escolas da rede regular de ensino. O objetivo deste estudo é descrever os desafios encontrados por docentes nas práticas pedagógicas, buscando indicar quais os principais entraves para o desenvolvimento da prática docente enquanto profissional do campo. Nesta perspectiva, surge o seguinte problema: quais os desafios encontrados por docentes e intérprete no percurso formativo dos surdos nas Escolas Federais de Ensino Técnico de Floriano? A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza descritiva-exploratória e recorreu à entrevista semiestruturada para materialização dos dados. Constatou-se que é comum atribuir os problemas para terceiros (educando e intérprete), transferindo, assim, as responsabilidades cabíveis aos docentes. Neste cenário, os surdos deixam de desenvolver ativamente a plenitude do conhecimento.


Palavras-chave


Inclusão; Discente Surdo; Intérprete; Desafios.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________