A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DESSA RELAÇÃO NUMA DETERMINADA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PICOS/PI

Maurício Pereira Barros, Joselma Santos Gomes

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo analisar como fatores afetivos contribuem para a melhoria da aprendizagem do aluno na escola. Diante disso, surgem as seguintes indagações a serem questionadas: de que maneira a falta de afetividade na sala de aula interfere na aprendizagem do aluno? Como se estabelece a relação professor-aluno? Como os alunos encaram esta relação? O que me motivou a realizar um estudo detalhado sobre o tema foi o intuito de transformar a relação entre professor-aluno. A escola como instituição social pode ser considerada de forma ampla e, como um sistema aberto que compartilha funções e que se inter-relaciona com outros sistemas que interagem todo o contexto social. Ela está na busca de desenvolver boas relações humanas onde as pessoas passam a intercambiar a amizade, a ternura, a cooperação, o respeito mútuo e tantos outros sentimentos positivos que possam fazer do ambiente um espaço de bem-estar e realização social. Esta pesquisa tem como relevância social, contribuir de forma significativa para o aprofundamento de estudo a cerca do tema, também vem a contribuir para a discussão da relevância da dimensão afetiva na construção do sujeito e na construção do conhecimento.

 

Palavras-chaves: Afetividade, Sala de aula, Relação professor-aluno.


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