A DANÇA COMO CONTÉUDO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FISÍCA EM ESCOLAS DO PIAUÍ

Adriana Machado Lima, Mara Jordana Magalhães Costa

Resumo


A dança é um conteúdo importante dentro do contexto da Educação Física Escolar, pois por meio dela é possível trabalhar o ser humano de forma integral com enfoque nos aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a dança como conteúdo pedagógico da Educação Física em Escolas do Município de Teresina e de Alto Longá–PI. O estudo foi do tipo transversal, descritivo e com uma abordagem qualitativa. A amostra foi construída por quatro professoras, com idades entre 25 e 42 anos, sendo duas do Município de Teresina e duas do Município de Alto Longá. O instrumento utilizado foi um questionário com perguntas abertas e fechadas elaboradas pelas autoras. A análise dos dados foi realizada apresentando e discutindo as respostas das professoras e cada professora recebeu uma letra para que não houvesse identificação dos mesmos. Os resultados mostraram que as professoras avaliadas trabalham com a dança como conteúdo pedagógico das aulas de educação física; utilizam recursos como caixa de som, pen drive, livros, internet, dentre outros, para dinamizar suas aulas que são teóricas e práticas. As professoras avaliadas também relataram planejarem suas aulas e realizarem avaliações durante o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Assim, nas escolas pesquisadas nos dois municípios do nosso estado, a dança é um conteúdo trabalhado nas aulas de educação física na escola.

Palavras-chave


Dança; Escola; Educação Física

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________