PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE: AS LENTES DA OBSERVAÇÃO COLABORATIVA RATIVA

Elieide Silva, Hilda Bandeira, Hostiza Vieira

Resumo


Este texto é fruto de pesquisas de doutorado desenvolvidas por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e tem por objetivo discutir a observação colaborativa como procedimento da pesquisa colaborativa que promove, em contextos de investigação científica, questionamentos sobre a prática pedagógica ancorados nas ações reflexivas de descrever, informar, confrontar e de reelaborar. O presente trabalho se configura por uma metodologia que adota os princípios do Materialismo Histórico-Dialético e da Pesquisa Colaborativa. Os resultados das pesquisas evidenciam que as interações discursivas produzidas no contexto de investigação científica, a partir das ações da reflexão crítica, propiciam a negociação de pontos de vista diferentes, possibilitando o desenvolvimento dos partícipes, bem como a reelaboração de práticas e de teorias.

 


Palavras-chave


Observação colaborativa. Prática Pedagógica. Reflexão crítica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________