PROCEDIMENTOS DA LÓGICA ARGUMENTATIVA: UMA PRÁTICA DE LEITURA NO GÊNERO REPORTAGEM

Jaqueline Salviano de Sousa, Ana Carolina Carneiro de Sousa

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar os procedimentos da lógica argumentativa no gênero reportagem, buscando evidenciar a construção de sentidos na prática leitora. A leitura, nessa perspectiva, é a base para a formação do sujeito, pois é através dela que se adquirem conhecimentos que auxiliam na compreensão e na interpretação de inúmeros textos. Trata-se de um trabalho bibliográfico de natureza qualitativa e interpretativa, cujo corpus foi composto por três reportagens publicadas nas edições 34, 37 e 38/2018, da revista Revestrés. Os fenômenos foram identificados, classificados e analisados culminando com a redação da pesquisa. O trabalho tem como base a Teoria Semiolinguística do linguista francês contemporâneo Patrick Charaudeau com ênfase no modo de organização argumentativo do discurso e nos pressupostos de Antunes (2003). Como resultados, verificamos nas três matérias que o sujeito que enuncia recorre, majoritariamente, aos modos de raciocínio dedutivo, de escolha alternativa e de escolha restritiva, a fim de assegurar as informações como verdadeiras para os leitores da revista, visto que a explicação e a associação foram usadas pelo sujeito enunciador apenas nas reportagens das edições 37 e 34, respectivamente. Concluímos que o gênero reportagem constitui-se num rico material para estudo em sala de aula, possibilitando, além do estudo das tipologias descritiva e narrativa, também a abordagem da argumentação.

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