JOGOS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA/CE

Carla Rodrigues Corpe, Jáderson Cavalcante da Silva, Nagila Rabelo de Lima

Resumo


Os jogos educacionais são um dos recursos pedagógicos que os professores podem aplicar em sala de aula a fim de gerar uma aprendizagem mais significativa para o estudante. Logo, o presente artigo tem como objetivo analisar as concepções dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública no município de Itapipoca/CE sobre os jogos no ensino da matemática. A fundamentação teórica está centrada, em autores como: Andrade e Colares (2018), Rêgo e Rêgo (2013), Smole, Diniz e Cândido (2007), dentre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, sua finalidade é pura, abordagem qualitativa e nível descritivo, sendo que os dados da pesquisa de campo foram coletados a partir de um questionário. A discussão e análise dos dados demonstram, sobretudo, que os jogos corroboram para o processo de mediação docente em sala de aula uma vez que contribui para o processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como facilita o raciocínio para o ensino da matemática nos anos iniciais de 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

Palavras-chave


Jogos educacionais; Anos Iniciais; Aprendizagem na matemática

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