O ETHOS DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UMA EXPERIÊNCIA COM EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS DO PARFOR/UFPI
Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com professores egressos de uma turma de Letras-Português ofertada pelo PARFOR/UFPI no município de Parnaíba-PI, observando como os mesmos organizam a enunciação, que imagem constroem a respeito da formação que tiveram, do PARFOR, da universidade e de si mesmos antes e depois do processo de qualificação e, ainda, como percebem o impacto de tudo isso na qualidade da atividade docente que exercem. Como fundamentação teórica, lançamos mão da Teoria Semiolinguística proposta pelo linguista francês contemporâneo Patrick Charaudeau, com ênfase no modo de organização do discurso enunciativo e no ethos discursivo. Tais postulados foram utilizados, considerando-se três dimensões: situacional, discursiva e linguística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa cujo corpus foi composto por dez questionários respondidos por egressos da turma anteriormente mencionada. Para fins de preservação da imagem dos respondentes eles foram representados pelas dez primeiras letras do alfabeto (A a J). Os resultados demonstram a predominância da modalidade elocutiva da enunciação, denotando um propósito referencial. Os professores projetam imagens de competência, credibilidade e autoconfiança que os legitimam como sujeitos formadores, em sua área de atuação, proporcionando a construção e reflexão de saberes e habilidades que norteiam suas atividades de linguagem, leitura e produção de textos.
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