Health education on compliance of diabetic patients / Educação em saúde na adesão ao tratamento por pacientes diabéticos

Rumão Batista Nunes de Carvalho, Zálya Lidiane Cavalcante de Deus, Juliana Gonçalves da Silva, Ana Roberta Vilarouca da Silva, Gerdane Celene Nunes Carvalho

Resumo


OBJETIVO: Objetivou-se avaliar o conhecimento de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) antes e após intervenções educativas. METODOLOGIA: Trata-se de estudo prospectivo e de intervenção, com 87 pacientes cadastrados no programa HPERDIA. RESULTADOS: Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2011, utilizando-se formulário semiestruturado e questionário antes e após as intervenções educativas para avaliar o conhecimento destes acerca do DM2. Da amostra 67,8% eram mulheres, 45,3% tinham idade entre 51 e 68 anos, 73,6% possuíam renda de até dois salários mínimos e 63,2% cursaram o ensino fundamental. Quanto ao conhecimento, antes da intervenção 80,0% tinham de pouco a bom nível, enquanto no pós-teste a maioria teve um conhecimento de bom a mais que bom, com 29%, 4% e 58,8%, respectivamente. CONCLUSÃO: Conclui-se que a educação em saúde é um instrumento na construção de saberes voltados à adesão ao tratamento e um meio simples para o aumento da qualidade de vida.

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DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i3.1097

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