Process of illness in the light of a Cardiac Rehabilitation Program/Processo de adoecimento sob a ótica de usuários de um Programa de Reabilitação Cardíaca/Proceso de la enfermedad desde el punto de vista de los usuarios de un Programa de Rehabilitación

Silviamar Camponogara, Marlusse Silveira, Letice Dalla Lana, Claudiane Bottoli, Karine Rossato, Camilla Barros

Resumo


ABSTRACT

Objective: aimed at finding the users’ perceptions about a Cardiac Rehabilitation Program concerning their health-illness process. Method: it is a descriptive study of qualitative approach that was carried out with users of a Cardiac Rehabilitation Program of a university hospital of interior Rio Grande do Sul. The data collection was done from march to may, 2012, through a semi-structured interview. The data analysis followed the thematic content analysis criteria. Results: showed that there is users’ unawareness about the chronicity of the illness and also that changes in habits – necessary for a better life quality and the minimization of new acute events – are difficult. Concluded: the Cardiovascular Rehabilitation Program appears as a possibility for the endurance of illness and the participation in such programs is fundamental for the rehabilitation process.

Descriptors: Nursing. Cardiology. Nursing in rehabilitation. Cardiovascular diseases.

RESUMO

Objetivo: conhecer as percepções de usuários de um Programa de Reabilitação Cardíaca sobre o seu processo saúde-doença. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com usuários de um Programa de Reabilitação Cardíaca de um hospital universitário do interior do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu no período de março a maio de 2012, por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados obedeceu aos critérios de análise de conteúdo temática. Resultados: evidenciam que há desconhecimento, por parte dos usuários, sobre a cronicidade da doença, e que as mudanças de hábitos, necessária para obtenção de melhor qualidade de vida e minimização da ocorrência de novos eventos agudos, são difíceis. Conclusão: o Programa de Reabilitação Cardiovascular constitui-se em possibilidade para o enfrentamento do adoecimento e a participação em programas dessa natureza é fundamental para o processo de reabilitação.

Descritores: Enfermagem. Cardiologia. Enfermagem em reabilitação. Doenças cardiovasculares.

RESUMÉN

Objetivo: conocer las percepciones de usuarios de un Programa de Rehabilitación Cardiaca sobre su proceso salud-enfermedad. Método: studio descriptivo, de abordaje cualitativo, realizado com usuarios de um Programa de Rehabilitación Cardiaca de un hospital universitário del interior del estado de Rio Grande do Sul. La recolección de datos ocurrió em el periodo de março a maio de 2012, por medio de entrevistas semiestruturadas. El análisis de los datos obedeció a los criterios de análisis de contenido temático. Resultados: muestran que hay desconocimiento, por parte de los usuarios, sobre La cronicidad de La enfermedad, y que los cambios de hábitos necesarias para la obtención de mejor cualidad de vida y minimización de la ocurrencia de nuevos eventos agudos, son difíciles. Conclusión: e Programa de Reabilitación Cardiovascular se constituye para posibilitar el enfrentamiento de la enfermedad y la participación en programas de esta naturaleza es fundamental para el proceso de reabilitación.

Descriptores: Enfermería. Cardiología. Enfermería em reabilitación. Enfermedad cardiovasculares.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i3.1778

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: