Nutritional status and the effects of health education for pre-school children: a literature integrative review/ Estado nutricional e os efeitos da educação em saúde com pré-escolares: revisão integrativa de literatura / El estado nutricional y los...

Jeíse Pereira Rodrigues, Eliel Dos Santos Pereira, Maria Rita Pereira Moura, Maria Helena Moura Pereira Neta, Sara Ramos Rodrigues, Antônia Barbara Barbosa da Silva

Resumo


Objetivo: aprimorar o conhecimento relacionado aos efeitos da educação nutricional em crianças das pré-escolas. Metodologia: realizou-se revisão integrativa de literatura, utilizando artigos científicos das bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE, além de livros. Foram coletados 54 publicações, desse total foram excluídos 31 por não abordar a temática da pesquisa e não alcançarem os objetivos do estudo. Com tudo os que atenderam os critérios anteriormente citado apenas 23 publicações, que foram considerados para análise. Resultados: Dentre os estudos correlacionados, apenas 19 se encaixaram nos resultados e discussão, destes (26%) falam sobre distúrbios nutricionais mais prevalentes na infância, (37%) sobre a avaliação e estado nutricional de crianças e (37%) a importância do enfermeiro nas ações de educação em saúde entre escolares. Conclusão: Assim o estudo mostrou que a avaliação e o estado nutricional são de suma importância em todas as fases da vida de um indivíduo, pois através destes pode-se descobrir vários agravos relacionados aos maus hábitos alimentares, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças. Por fim, a educação em saúde pelo o enfermeiro no ambiente escolar torna-se fundamental para esse público, uma vez que contribuirá para o desenvolvimento de uma vida saudável.

 

Descritores: Educação em Saúde; Estado Nutricional; Pré-escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i2.3833

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: