Nurse training in nutrition attention users in the family health strategy / Formação do enfermeiro na atenção nutricional de usuários na estratégia saúde da família / Formación de la enfermera en usuarios atención nutricional en la estrategia de salud..

Adriana Barbosa Guimarães, Fabrício Ibiapina Tapety, Maria do Carmo de Carvalho Martins, Eliana Campelo Lago, Carmem Viana Ramos

Resumo


Objetivo: Objetiva investigar a formação do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família sobre nutrição. Metodologia: Estudo transversal de abordagem quantitativa descritiva, realizado com 80 enfermeiros das equipes de Saúde da Família da cidade de Teresina, por meio de formulário aplicado de janeiro a março de 2014. Resultados: Sobre o conhecimento em nutrição, 75% dos enfermeiros afirmam ter conhecimento científico e popular; 72,5 % leem artigos científicos e 90% também leem revistas não científicas. Sobre as dificuldades descrevem falta de conhecimento científico sobre nutrição, demonstrando não possuírem conhecimento suficiente (21,25%); falta de treinamento aos profissionais, descrevem ausência de capacitações (18,75%); ausência do nutricionista nas equipes (13,75%) sendo que esses enfermeiros percebem a importância da presença do nutricionista; falta de conscientização e adesão da população, 08 enfermeiros (10%). Conclusão: A maioria dos enfermeiros não possui formação profissional suficiente para atender às necessidades da população, havendo urgência de definir uma política pública com a inserção do nutricionista na Estratégia.

Descritores: Enfermagem. Nutrição em Saúde Pública. Estratégia Saúde da Família.


Palavras-chave


Enfermagem. Nutrição em Saúde Pública. Estratégia Saúde da Família.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.4213

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: