Prevalence of musculoskeletal symptoms related to nursing work in the hospital field / Prevalência dos sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho de enfermagem no âmbito hospitalar / Prevalencia de síntomas musculoesqueléticos relacionados..

Edildete Sene Pacheco, Agna Roberta Rodrigues de Sousa, Pollyanna Taiana de Morais Sousa, Adriene da Fonseca Rocha

Resumo


Objetivo: verificar a prevalência de sintomas osteomusculares entre os trabalhadores de enfermagem de um hospital público do estado do Piauí. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 60 profissionais de enfermagem em uma instituição hospitalar. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética e pesquisa com a CAAE nº 51757615.6.0000.5209. Resultados: obteve-se a prevalência de dor ou desconforto osteomuscular de 88,3% nos últimos doze meses e 58,3% nos últimos sete dias. Considerações finais: observou-se que existe elevado percentual de profissionais de enfermagem acometidos pelos sintomas osteomusculares, demonstrando a necessidade de elaboração de estratégias para combater e prevenir os sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho.

Descritores: Transtornos Traumáticos Cumulativos. Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Saúde do Trabalhador. Serviço de Enfermagem.


Palavras-chave


Transtornos Traumáticos Cumulativos; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Saúde do Trabalhador; Serviço de Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5387

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: