Sizing of nursing staff of a pediatric clinic at a university hospital / Dimensionamento de pessoal de enfermagem no alojamento conjunto pediátrico de um hospital universitário / Dimensionamiento de personal de enfermería en el alojamiento conjunto..

Danielli Rafaeli Candido Pedro, Gleicy Kelly Teles da Silva, Letícia da Silva Schran, Tamara Tasca Faller, João Lucas Campos de Oliveira, Nelsi Salete Tonini

Resumo


Objetivo: dimensionar o quadro de pessoal de uma unidade hospitalar de alojamento conjunto pediátrico de um hospital universitário público do Paraná, e comparar o quadro dimensionado ao real apresentado. Metodologia: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. Todas as crianças que participaram do estudo foram avaliadas diariamente segundo Instrumento de Classificação de Pacientes específico para a clientela pediátrica. Com a totalidade de classificações (n=146) efetuadas durante o período, fez-se a média de pacientes e procedeu-se o cálculo do total de horas de enfermagem requeridas na unidade pediátrica, usando parâmetros da Resolução vigente (nº 453/2017) do Conselho Federal de Enfermagem seguido da estimativa do quadro de pessoal dimensionado. Resultados: A maior média de classificações (n=16,14) foi da categoria de cuidados intermediários. Os pacientes requeriam 143,84 horas de enfermagem/dia. O quadro de pessoal de enfermagem dimensionado (n=32) não foi compatível com o real (n=26), com déficit (-11) importante de enfermeiros. Conclusão: o quadro dimensionado de enfermeiros na unidade pediátrica não corresponde ao quantitativo real apresentado para a categoria, ao passo que o total de profissionais de nível técnico disponível no setor é muito próximo ao estimado pelo dimensionamento.


Palavras-chave


Downsizing organizacional; Administração de recursos humanos; Carga de trabalho; Recursos humanos de enfermagem no hospital; Enfermagem pediátrica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.5997

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



 

Indexada em:


Brasil | Biblioteca Virtual en Salud Enfermería | Enfermagem  


    

 

Apoio:

 

Redes Sociais: