Health in School Program: an analysis of health actions / Programa Saúde na Escola: uma análise das ações de saúde* / Programa Salud en la Escuela: un análisis de las acciones sanitarias
Resumo
Objetivo: analisar a implementação do Programa Saúde na Escola, a partir das ações de saúde na escola, valendo-se da perspectiva dos enfermeiros da Equipes de Saúde da Família e gestores de educação da cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Método: Realizamos um estudo de análise de implementação com abordagem qualitativa, envolvendo os gestores das escolas e os enfermeiros das equipes de Saúde da Família. A seleção dos participantes deste estudo foi intencional. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada por uma única pesquisadora. Resultados: As narrativas indicam limites na evolução da atenção integral à saúde do escolar e no alcance dos objetivos vislumbrados pelo PSE. A presença de escolas ao lado das unidades de saúde é referida como um fator que facilita o diálogo, a criação de vínculos e a realização de ações entre os dois setores. Conclusão: As poucas ações existentes são desarticuladas, predominantemente centradas na dimensão biológica, preventivas e protagonizadas pelo setor saúde.
Palavras-chave: Serviços de Saúde Escolar; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde; Colaboração Intersetorial.
Texto completo:
PDFReferências
Antunes MAM. Políticas públicas em educação e saúde. Das praticas higienistas à saúde escolar como pratica social inclusiva. In: Lima EMM. et al. Políticas públicas de educação- saúde: reflexões, diálogos e práticas. Campinas: Alínea; 2009. p. 29-47.
Fontenele RM, Sousa AI, Rache AS, Souza MHN, Medeiros DC. Construção e validação participativa do modelo lógico do Programa Saúde na Escola. Saúde Debate. [inernet] 2017; 41(Especial):167-79. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042017s13
Prado NMBL, Medina MG, Aquino R. Intervenção intersetorial para promoção da saúde em sistemas locais: um estudo de avaliabilidade. Saúde Debate. [inernet] 2017; 41(Especial 3): 214-27. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042017s316
Sousa MC, Esperidião MA, Medina MG. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho. Ciência & Saúde Coletiva. [inernet] 2017; 22(6): 1781-90. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017226.24262016
Gomes LC. O desafio da intersetorialidade: a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos, no município do Rio de Janeiro [Dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2012.
Chiari APG, Ferreira RC, Akerman M, Amaral JHL, Machado KM, Senna MIB. Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e prática. Cad. Saúde Pública. [inernet] 2018; 34(5): e00104217. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00104217
Lima LL, D’ascenzi L. Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. Rev. Sociol. Polit. [inernet] 2013; 21(48):101-10. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-44782013000400006
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec; 2006.
Secretaria Municipal de Educação e Saúde. Estatísticas [internet]. [acesso em 25 nov. 2015]. Disponível em: Disponível em: http://www.semec.pi.gov.br/Sem-Categoria/estatisticas.html#matriculas-unidades.
Fontanella BJB, Luchesi BM, Saidel MGB, Ricas J, Turato ER, Melo DG. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública. [inernet] 2011; 27(2): 388-94. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.
Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de Dezembro de 2012 Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília (DF); 2012.
Couto AN, Kleinpaul WV, Borfe L, Vargas SC, Pohl HH, Krug SBF. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis. [inernet] 2016;17(4):378-83. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v17i0.8150
Sousa MC. Saúde na Escola: analisando os caminhos da intersetorialidade [Dissertação]. Salvador (BA): Universidade Federal da Bahia; 2014.
Ministério da educação (BR), Decreto nº 6.286, de 5 de Dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Brasília (DF); 2007.
Ministério da Saúde (BR) Organização Pan-Americana de Saúde. Escolas promotoras da Saúde: experiências do Brasil. Brasília: MS; 2007. (Série B. Textos Básicos de Saúde, Série Promoção da Saúde; n. 6).
Gonçalves FD, Catrib AMF, Vieira NFC, Vieira LJES. Health promotion in primary school. Interface. [inernet] 2008; 12(24):181-92. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000100014
Cardoso V, Reis AP, Iervolino SA. Escolas promotoras de saúde. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [inernet] 2008;18(2):107-15. Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.19872
Faria FHP, Aguiar AC, Moura ATMS, Souza LMBM. Percepções de profissionais de saúde da família e de educação sobre a Promoção da Saúde no ambiente escolar. Rev APS. [inernet] 2013;16(2):158-64. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15170
Casemiro JP, Fonseca ABC, Secco FVM. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva. [inernet] 2014;19(3):829-40. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014193.00442013
Barros JPPB. Biopolítica e Educação: relações a partir das discursividades sobre saúde na escola. Educação & Realidade. [inernet] 2013;38(1):361-81. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/21428
Miranda MIF, Iossi MA, Ferriani MGC, Cano MAT. Em busca da definição de pautas atuais para o delineamento de estudos sobre a saúde da criança e do adolescente em idade escolar. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [inernet] 2000;8(6):83-90. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000600012
Marques EP, Pelicioni MCF, Pereira IMTB. Educação pública: alta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade?. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. [inernet] 2007; 17(3): 8-20. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822007000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Marinho JCB, Silva JA, Ferreira M. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. Hist. cienc. saude-Manguinhos. [inernet] 2015; 22(2):429-44. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702014005000025
Cavalcanti PB, Lucena CMF, Lucena PLC. Programa Saúde na Escola: interpelações sobre ações de educação e saúde no Brasil. Textos & Contextos. [inernet] 2015;14(2) 387-402. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21728
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Ministério da Educação. Passo a Passo PSE. Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília: MS; 2011. (Série C. Projetos, programas e relatórios).
Buss PM. Promoção da Saúde e qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva. [inernet] 2000; 5 (1):163-77. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014
Teixeira MB, Casanova A, Oliveira CCM, Ensgtrom EM, Bodstein RCA. Avaliação das práticas de promoção da saúde: um olhar das equipes participantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Saúde & Debate. [inernet] 2014;38:52-68. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-1104.2014S005
Costa GMC, Cavalcanti VM, Barbosa ML, Celino SDM, França ISX, Sousa FS. Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental. Rev. Eletr. Enf. [inernet] 2013; 15(2): 506-15. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i2.15769
Peduzzi M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Ver Saúde Pública. [inernet] 2001;35(1):103-09. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102001000100016
Pereira S, Santos JN, Nunes MA, Oliveira MG, Santos TS, Martins-Reis VO. Saúde e educação: uma parceria necessária para o sucesso escolar. CoDAS. [inernet] 2015; 27(1):58-64. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/codas/v27n1/pt_2317-1782-codas-27-01-00058.pdf
Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis. [inernet] 2015; 25 (4):1207-27. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000400009
Christmann M, Pavão SM. O. A saúde do escolar cuidada por práticas governamentais: reflexos para a aprendizagem. Rev. educ. PUC-Camp. [inernet] 2015; 20(3):265-77. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/download/2803/2206
Tusset D. Competências em promoção da saúde no programa saúde na escola no Distrito Federal [Dissertação]. Brasília (DF): Universidade de Brasília; 2012.
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.9179-85
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexada em: