A geração de valor como um fator-chave à sustentabilidade: o caso de uma empresa brasileira

Ana Paula Ferreira Alves, Gabriele Volkmer, Marcio Luis Miron Jappe

Resumo


Lidar com a escassez de recursos naturais, as desigualdades sociais e outros desafios socioambientais faz parte da história da humanidade. A partir da década de 70, o debate sobre as questões socioambientais aumentou, evidenciando um “paradigma da sustentabilidade”, onde as preocupações com o meio ambiente e com a sociedade foram traduzidas em mudanças, a nível cultural, governamental e empresarial. Esse paradigma considera que as questões de sustentabilidade tornaram-se condição sine qua non para que as empresas existam no mercado. No entanto, as diferentes perspectivas têm dado espaço para várias abordagens a serem seguidas, distribuídas entre dois extremos: uma abordagem para “poupar recursos”; e, o outro, uma abordagem para “utilização dos recursos de forma sustentável”. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar os resultados da abordagem de “utilização dos recursos de forma sustentável” sobre a geração de valor de uma empresa. Para tanto, dados secundários foram avaliados para investigar o caso da Natura S/A. Os resultados confirmam a premissa que a “utilização dos recursos de forma sustentável” leva ao desenvolvimento de novos processos e produtos, melhorando o desempenho da firma, e, assim, gerando mais valor.


Palavras-chave


paradigma da sustentabilidade; geração de valor das firmas; Natura

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2015.v2ed11601

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